Sanasa avança no tratamento de água e esgoto de Campinas-SP
A Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A - SANASA de Campinas-SP entregou duas novas estações de tratamento de água: a EPAR – Estação Produtora de Água de Reuso e a ETE – Estação de Tratamento de Esgoto de Sousas e Joaquim Egídio.
A SANASA conta com uma das mais modernas tecnologias do mundo na EPAR para remoção de vírus e bactérias, utiliza membranas filtrantes que retiram o nitrogênio e fósforo, sem necessidade de produtos químicos. O grau de pureza da água atinge 99% e é indicada para uso do setor industrial. A EPAR foi construída com dinheiro proveniente do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento e da SANASA
Assim como as demais estações de tratamento da Sanasa, a ETE Sousas e Joaquim Egídio é sustentável e tem baixo nível de consumo de energia elétrica, pois utiliza o sistema anaeróbio que remove cerca de 70% da carga poluidora e gera baixa produção de lodo. A obra custou R$ 19 milhões, parte financiada pelo programa Pró-Saneamento da Caixa Econômica Federal e a outra parte com recursos próprios. A ETE beneficiará uma população de 16.390 habitantes.
Atualmente, o sistema de captação de esgoto atende 88% da população urbana de Campinas. Para atingir a meta de captar e tratar 100% do esgoto, a Sanasa contará com mais três ETEs: a San Martin, a Boa Vista e a ETE Nova América.
FONTE: http://www.vermelho.org.br/sp/noticia.php?id_noticia=219274&id_secao=39