Você já ouviu falar em deionizador de água? O produto atua como um filtro e visa remover impurezas e sais minerais do líquido - o que resulta em uma água pura e com menor condutividade. E essas características são essenciais para muitos processos.
Neste artigo, listamos as principais aplicações da tecnologia. Confira!
Deionizador de água para laboratório
O filtro deionizador remove partículas estranhas da água que poderiam causar alterações nos resultados de exames e análises físico-químicas em laboratórios, como amônia, cloro e metais pesados. O uso do equipamento em laboratórios garante, ainda, que o líquido esteja livre de contaminação microbiológica.
A água purificada pelo deionizador de água em laboratórios é utilizada, por exemplo, para abastecer máquinas de análises bioquímicas e autoclaves. No entanto, a aplicação da tecnologia é ampla, podendo beneficiar indústrias e até farmácias de manipulação.
Deionizador de água para aquário
O filtro deionizador de água para aquário é muito comum tanto em empresas quanto em residências. Isso porque, ao decidir recriar o ambiente marinho no recipiente, é preciso manter as condições ideais da água para os peixes.
O equipamento pode conter 2 ou 3 estágios de filtragem, sendo cada um deles o responsável por reter determinado tipo de impureza. Primeiro, são removidos os particulados; em seguida, o cloro e as partículas que dão cheiro e gosto à água e por último é feita a troca iônica através da resina mista. Após esse processo, a água passa, ainda, por um último filtro, para ficar limpa, cristalina e adequada para a vida aquática.
Utilizar água pura, livre de contaminantes e partículas estranhas é fundamental em qualquer situação. E, no caso de espécies tão delicadas como as de vida marinha, ou de análises que exigem o máximo de precisão nos resultados, não é diferente. Por isso, o filtro deionizador de água é indispensável. Quer saber mais sobre essa e outras tecnologias de filtragem da água e seus principais benefícios? Acompanhe nossas redes sociais!