O governo do Estado de São Paulo assinou convênio do Programa “Água Limpa” nas cidades de Ipeúna e Cordeirópolis, no sábado dia 11 de agosto.
O objetivo do programa é implantar sistemas de tratamento de esgoto, preferencialmente por lagoas de estabilização em municípios com até 50 mil habitantes que não são atendidos pela Sabesp e que despejam seus efluentes "in natura" nos córregos e rios locais.
O programa Água Limpa foi criado em 2005 pelo Governo do Estado de São Paulo em ação conjunta da Secretaria Estadual de Saneamento e Recursos Hídricos, DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) e Secretaria Estadual da Saúde, com a colaboração das prefeituras.
Até o final de 2013, a previsão é que o número de habitantes beneficiados seja de 2,2 milhões e o montante projetado de investimentos atinja R$ 324,5 milhões em igual período.
Os benefícios não são apenas para o município em que o projeto é implantado, mas abrange a bacia hidrográfica em que está localizado, reduzindo a mortalidade infantil e a disseminação de doenças, além de proporcionar melhoria dos recursos hídricos, com a consequente diminuição dos custos do tratamento da água destinada ao abastecimento público.
Fonte: http://www.canalrioclaro.com.br/noticia/17359/alckmin-assina-convenios-do-agua-limpa-em-ipeuna-e-cordeiropolis.html