Problemas na água com ferro e manganês ?
Devido a falta de chuva nas regiões sul e sudeste os níveis desses minerais na água cada vez aumenta mais, o que gera vários problemas para que utiliza essa água.
O que é Ferro na água ?
O ferro aparece principalmente em águas subterrâneas devido à dissolução do minério pelo gás carbônico da água, conforme a reação: Fe + CO2 + ½ O2 = FeCO3 O carbonato ferroso é solúvel e frequentemente encontrado em águas de poços contendo elevados níveis de concentração de ferro. Nas águas superficiais, o nível de ferro aumenta nas estações chuvosas devido ao carreamento de solos e a ocorrência de processos de erosão das margens. Também poderá ser importante a contribuição devida a efluentes industriais, pois muitas indústrias metalúrgicas desenvolvem atividades de remoção da camada oxidada (ferrugem) das peças antes de seu uso, processo conhecido por decapagem, que normalmente é procedida através da passagem da peça em banho ácido. Nas águas tratadas para abastecimento público, o emprego de coagulantes a base de ferro provoca elevação em seu teor. O ferro, apesar de não se constituir em um tóxico, traz diversos problemas para o abastecimento público de água. Confere cor e sabor à água, provocando manchas em roupas e utensílios sanitários. Também traz o problema do desenvolvimento de depósitos em canalizações e de ferro-bactérias, provocando a contaminação biológica da água na própria rede de distribuição. Por estes motivos, o ferro constitui-se em padrão de potabilidade, tendo sido estabelecida a concentração limite de 0,3 mg/L na Portaria 518/04 do Ministério da Saúde. É também padrão de emissão de esgotos e de classificação das águas naturais. No Estado de São Paulo estabelece-se o limite de 15 mg/L para concentração de ferro solúvel em efluentes descarregados na rede coletora de esgotos seguidas de tratamento (Decreto no 8468). Fonte: http://www.cetesb.sp.gov.br/userfiles/file/agua/aguas-superficiais/aguas-interiores/variaveis/aguas/variaveis_quimicas/ferro.pdf
O que é Manganês ?
Descrição e usos O manganês (Mn) é um metal cinza claro que não ocorre na forma pura (elementar), mas combinado com outras substâncias, como o oxigênio, enxofre e cloro. Processos naturais e a atividade humana são capazes de modificar compostos de manganês. O Mn inorgânico (retirado de rochas) é usado na fabricação de ligas metálicas, especialmente aços, em pilhas, palitos de fósforo, vidros, fogos de artifício, na indústria química, de couro e têxtil, e como fertilizante. O permanganato de potássio é usado como oxidante, branqueador e no tratamento de doenças da pele. As formas orgânicas são usadas em fungicidas e inibidores de fumaça, entre outros usos. O metal é utilizado também em pequenas quantidades no medicamento mangafodipir trissódio (MnDPDP) como contraste na imagem por ressonância magnética (IRM). O composto orgânico tricarbonil metilciclopentadienil manganês (TMM), é um líquido volátil de coloração laranja, insolúvel em água, com odor de ervas e usado como aditivo na gasolina nos Estados Unidos e Canadá.
Comportamento no ambiente
O manganês e seus compostos podem existir na atmosfera na forma de partículas em suspensão, resultantes da erosão do solo, emissões industriais e vulcânicas, assim como da queima de gasolina contendo TMM. Essas partículas apresentam meia-vida em torno de alguns dias. No solo, o material particulado contendo Mn pode ser transportado para o ar e o estado de oxidação do metal, tanto nessa matriz como em sedimentos, pode ser alterado por atividade microbiológica.
Fonte: http://www.cetesb.sp.gov.br/userfiles/file/laboratorios/fit/manganes.pdf
Filtro para Ferro e Manganês
Devido ao alto teor, principalmente, de ferro encontrado na água nos últimos meses, cada caso de tratamento da água é especifico.
Não podemos indicar apenas um filtro ou processo de tratamento, é necessário um conjunto de filtro, dosador e decantador para que possamos reduzir o nível de ferro, em alguns casos o custo do tratamento é elevado devido a quantidade de equipamentos para atingir a quantidade permitida.
Assim, indicamos que para o tratamento da água, primeiramente realize a analise da água, após isso entre em contato com nossa equipe técnica para que a partir dos dados da analise possamos indicar os equipamentos necessários para o tratamento da água.
Contato: (19) 3296-1098 ou (19) 3256-4846 - [email protected]