A praia de Iracema em Fortaleza está sediando a 9ª Conferência Mundial de Água entre os dias 12 e 16 de agosto. O evento reúne 35 países para debater e trocar experiências de boas práticas em recursos hídricos desenvolvidas e implantadas em todo planeta.
A Rede Internacional de Organismos de Bacias Hidrográficas foi criada em 1.994 para estruturar a troca de experiências sobre a gestão de recursos hídricos em todo mundo, tendo ainda como missão a organização de outras Redes Mundiais visando o mesmo propósito de forma integrada e compartilhada.
A conferência tem cinco temas centrais: Impactos das mudanças climáticas nos diferentes setores e implicações para adaptação; Relação entre adaptação e desenvolvimento para o bem-estar humano; Abordagens integradas diante de um mundo 4°C mais quente; Adaptação ao limite; e Compreendendo e comunicando adaptação.
Os principais objetivos dessa Conferência é possibilitar que os Organismos de Bacia de todo o mundo identifiquem as oportunidades e desafios para a promoção da gestão integrada e participativa das águas de forma descentralizada, de modo a apontar para a toda a sociedade a efetiva sustentabilidade dos recursos hídricos, sempre em busca da construção de pactos que vislumbrem no médio e longo prazo a qualidade e quantidade das águas superficiais e subterrâneas no planeta.
Fonte: http://g1.globo.com/ceara/noticia/2013/08/fortaleza-sera-sede-da-9-conferencia-mundial-de-agua.html