... conforme apontou uma pesquisa realizada com cerca de 10 mil crianças de dez países (Bangladesh, Etiópia, Nigéria, Chile, Guatemala, Paquistão, Nepal, África do Sul, Quênia e Camboja).
A análise das informações evidenciou um aumento de cerca de meio centímetro na altura de crianças com menos de cinco anos de idade que tem acesso a um bom sistema de saneamento. Meio centímetro não parece ser muito, mas esse crescimento equivale a uma redução de aproximadamente 15% na baixa estatura.
Alan Dangour, nutricionista especializado em saúde pública da London School of Hygiene & Tropical Medicine (LSHTM), liderou a elaboração do relatório e destaca que o fornecimento de água potável, saneamento e higiene é uma forma eficaz de reduzir mortes de crianças por problemas como a diarreia, já que doenças que ocorrem várias vezes no começo da infância podem prejudicar o crescimento.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o crescimento abaixo do esperado afeta 165 milhões de crianças no mundo todo, aumentando o risco de morte e reduzindo a produtividade quando as crianças chegam à idade adulta. Já a desnutrição é a causa de 3,1 milhões de mortes por ano, cerca de metade destas mortes atingem crianças com menos de cinco anos.
Francesco Branca, diretor de nutrição para saúde e desenvolvimento da Organização Mundial da Saúde (OMS), ressalta que é importante haver uma abordagem múltipla do problema da desnutrição e morte por diarreia em crianças. Ele ainda afirma que o correto é assegurar completa qualidade na alimentação, evitando e tratando possíveis infecções.
Fonte:
http://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/noticias/agua-limpa-e-sabao-ajudam-criancas-a-crescer-aponta-estudo-20130801.html