Sede é nada mais do que uma resposta à necessidade corpórea de repor o líquido perdido.
O organismo humano apresenta grande quantidade de sódio dissolvido. Quando perdemos líquidos pela urina, fezes, suor e vapor da respiração, a concentração do sódio aumenta no sangue. Assim, nosso cérebro envia estímulos para a glândula hipófise que desencadeia a sensação de sede. Apenas 5% de perda de líquidos já são o bastante para sentirmos necessidade de água.
Quando ingerimos um copo de água, ela desce em 1 segundo esôfago abaixo, passa pelo estômago e intestino entre 3 a 45 minutos dependendo do trânsito ou não dos alimentos e apenas na porção final do aparelho digestivo é que o líquido será absorvido. É nesse ponto que o hipotálamo interrompe as mensagens de sede. O equilíbrio foi restabelecido.
Também é fundamental a função dos rins na filtragem de líquidos, pois chega a filtrar 180 litros de sangue por dia e 99% desse líquido é absorvido.
Descubra que quantidade de água seu corpo necessita:Sede X Ressaca
Quando ingerimos álcool, a tendência é que a substância seja eliminada através da urina, pois é extremamente prejudicial ao bom funcionamento das células.Muitos até dizem que o álcool tem ação diurética, o que não deixa de ser verdade.
Quanto maior o teor alcoólico, maior a desidratação. Médicos afirmam que tomar água concomitantemente à bebida alcoólica, ajuda o corpo a se hidratar e diminui os efeitos de ressaca no dia seguinte.
Fonte: http://profsandroaredes.blogspot.com.br/2010/03/o-que-e-sede.html; http://www.sidneimiranda.com.br/blog/54-hidratacao