População deve estar atenta à quantidade e qualidade da água ingerida, pois no inverno também é importante tomar água.
Nesse período do ano (inverno) é comum as pessoas sentirem menos sede e acharem que não é necessário ingerir tanta água. Mas essa ideia é completamente equivocada.
Na verdade, o importante é consumir quantidade com qualidade. A nutricionista Natália Lopes afirma que nenhum líquido é tão importante quanto a água para o corpo, no entanto o consumo de chás e algumas frutas podem ajudar a manter o corpo hidratado. Mas de maneira alguma esses alimentos a substitui.
A diminuição na ingestão de água durante o inverno pode causar alguns danos, como doenças de pele, desidratação e problemas renais. Aconselha-se ingerir um mínimo de 2 litros de água por dia. Porém, essa água precisa ser de qualidade, transparente, sem gosto, sem cheiro e não apresentar nenhuma substância química ou micróbios. Para isso, é fundamental que a água seja filtrada com um refil de carvão ativado.
De acordo com o professor de Biologia, Marcos Vinícius de Oliveira, a ingestão de água contaminada pode provocar algumas doenças, como Amebíase, Giardíase, Gastroenterite, Verminoses; até mesmo doenças mais graves, como Hepatite A e Cólera. Mesmo que a água seja considerada potável, é preciso ter o cuidado de filtrá-la. Somente assim você estará seguro.